O acesso dos cidadãos inscritos na USF Villa Romana à carteira de serviços faz-se através dos seguintes tipos de consulta:
- Consulta programada – consulta por iniciativa do utente ou da Equipa de Família para vigilância de saúde e/ou de doença crónica, de acordo com o plano de saúde individual previamente definido com a Equipa de Família, marcada com antecedência por qualquer meio de comunicação, preferencialmente no horário da própria Equipa de Família;
- Consulta aberta – consulta de iniciativa do utente para um atendimento no próprio dia, devido ao aparecimento recente de um problema de saúde ou à agudização de uma doença crónica. A consulta deve ser marcada presencialmente. O utente será atendido pelo seu médico de família ou por outro colega da equipa, caso não existam vagas disponíveis ou na ausência do profissional, em consulta de Intersubstituição;
- Consulta de Intersubstituição – consulta de iniciativa do utente ou da Equipa de Família, para um atendimento no próprio dia, devido ao aparecimento recente de um problema de saúde ou à agudização de doença crónica. Esta consulta pretende dar resposta adequada a todas as situações de doença aguda dos utentes cujo médico de família se encontra ausente ou que já não tenha vaga no período de consulta aberta.
- Visitação domiciliária – consulta efetuada no domicílio do utente em situação de dependência ou cujo estado de saúde comprovadamente não permita a deslocação à USF. Destina-se exclusivamente a utentes inscritos na USF e residentes na sua área de influência que não estejam em Lar, Casa de Acolhimento, IPSS, Centro de Dia, Unidades de Internamento da RNCCI ou instituições afins (Portaria 1368/2007 de 18 de Outubro e na Circular Normativa 1/2017 do ACeS Lezíria. Pode ter as características definidas para a consulta programada ou para a consulta aberta. Neste último caso, desde que a situação de doença seja do âmbito dos cuidados de saúde primários, é assegurada uma resposta num prazo que não comprometa o estado de saúde do utente.